Javascript is currently disabled. This site requires Javascript to function correctly. Please enable Javascript in your browser.

Otoesclerose

O que é otoesclerose: doença que atinge homens e mulheres, normalmente de origem genética, e causada pelo crescimento anormal de pequenos ossos pertencentes à estrutura do sistema auditivo. Isso é capaz de gerar uma perda gradual da audição, que pode levar muitos meses ou anos para realmente prejudicar o dia a dia do paciente. Os primeiros sinais do problema, no entanto, podem aparecer entre os 15 e os 45 anos de idade  ou seja, muito antes da perda auditiva típica do envelhecimento. Às vezes, mulheres grávidas com otoesclerose apresentam durante a gestação um declínio acentuado da capacidade auditiva.

Tratamento: de correção por meio da cirurgia ao monitoramento das perdas auditivas, passando ainda pelo uso de aparelho auditivo, todas as opções de tratamento são oferecidas para os pacientes com otoesclerose no Instituto da Audição.

A cirurgia: a cirurgia realizada para tratar a otoesclerose é chamada de estapedectomia. O paciente que passa pelo procedimento pode retornar ao trabalho entre sete e dez dias depois, dependendo do caso. O ato de assoar o nariz fica restrito durante o período de recuperação da cirurgia, assim como natação, mergulho e atividades que favoreçam a entrada de maior quantidade de água no ouvido.